quinta-feira, 24 de julho de 2008

LUTO!!



Paz e bem!!

Os dois últimos dias foram de recuperação, pois estava com suspeita de “paludismo” (Malaria) ou de febre tifóide, mais por enquanto acredito que foi apenas uma intoxicação de algum alimento, pois não tive febre e já estou bem melhor! Dizem que quando eu for batizado (pegar Malaria) Serei Angolano já!! RS
O Rapaz da foto, de bermuda laranja, chama-se Jorge, é um jovem que fugiu da guerra e veio para Luanda com 5 anos de idade, juntamente com um outro irmão mais novo e outras crianças. Chegaram aqui sem abrigo ou lugar para ficar, foram encaminhados ao bairro da Motta, pois lá tem um abrigo e uma casa transitória coordenadas pelos Salesianos.
Na Casa abrigo ficam crianças e jovens que não tem para onde ir, que perderam os pais e na Casa Transitória ficam crianças que tem família e por um motivo ou outro saíram de casa, seja pela guerra ou pela miséria mesmo.
Hoje o Jorge, com 18 anos, não mora mais na casa abrigo e sim com uma amiga, uma pessoa da comunidade que o acolheu (é muito comum aqui as pessoas acolherem meninos de rua para, pelo menos, dar um abrigo) e seu irmão ainda mora na casa abrigo. Em outubro quando o irmão dele terminar o estudo voltarão para sua casa. E chegando não poderão encontrar mais a sua mãe, morta brutalmente pela guerra!!
O jovem menino Jorge me contava tua historia com tanta tristeza no olhar, com uma voz tão rouca que quase não saia, me dizia que preferia que a mãe estivesse viva no lugar do pai, para ganhar novamente os cuidados de mãe!
Centenas de famílias foram separadas pela guerra, tem pessoas que perderam a família toda consumida neste conflito patrocinado pela Guerra Fria! E até hoje famílias são separadas!!
Hoje pela manhã fomos ao bairro da Motta (todo dia tem missa às 7h00) e chegando lá uma tristeza tomava conta do lugar... Oito jovens foram brutalmente fuzilados na noite anterior!! Tudo a sangue frio, sem piedade... Muito triste... senti a dor daquelas mamas... cada palavra que falavam... cada lágrima que caia, cada respiração profunda delas, me dava mais vontade de fazer algo um mínimo, mais como aliviar a dor de uma mãe? A angústia tomou conta do meu peito...
Os acusados pela chacina são a própria policia local, que segundo os moradores estavam procurando um jovem delinqüente e sem saber ao certo quem era não pensaram duas vezes, fuzilaram todos. A Maioria deles eram jovens assistidos pelos nossos projetos.
Infelizmente aqui existem algumas "Candelaria Brasileira" e ainda impunes...
Muita coisa para se fazer, muita coisa para organizar e MUITA VONTADE DE LUTAR por uma vida digna para cada olhar entristecido que encontrar...
Rezemos!!
Abraços...

Um comentário:

Unknown disse...

Lucas
Suas palavras me tocam profundamente!
É preciso muita força interna pra conseguir estar forte e ajudar essas pessoas, as situações tocam nossos corações no íntimo mais profundo! Tanta injustiça, tanta maldade numlugar só! Desejo-lhe sorte e amor!
beijos