sábado, 12 de julho de 2008

Visitas



Paz e bem caros amigos!


Ontem acordei às 6h00, pois P. Martin iria passar me pegar juntamente com o P. Xabikar, para conhecermos os Seminários Salesianos e algumas cidades do estado de Luanda. Acompanhou-nos a Sra. Maria Rosa, voluntaria na área de contabilidade , e já mora aqui há um bom tempo, juntamente com o Marido e um filho, todos Uruguaios.
Fomos primeiro a cidade de Palanca, onde fica o nosso seminário maior, muito bonito o lugar. Ë ai que duas jovens do VIS (Voluntariado Internacional Salesiano) moram e uma delas, a Paola, nos acompanhou em nossa visita. Ela é Secretaria do P. Martin e cuida da elaboração de projetos e capitação de recursos. Ela é da Itália e já fez voluntariado na Índia!! Vou Trabalhar muito com ela em meus afazeres aqui!
Saímos rumo a Viana, cidade com mais de um milhão de habitantes parecida muito com as favelas do Brasil, terra do P. Agnaldo um mineiro que há 18 anos trocou o Brasil pela nação Angolana. No seminário menos ele é o ecônomo da casa. É um seminário muito grande com muitos internos e por isso tem criação de bodes, galinhas e porcos. Tem ainda uma horta com um bom tamanho com mandioca, tomate, quiabo, couve ente outros. O terreno do obra é muito grande e bem aproveitado.
P. Agnaldo aproveitou a nossa visita e pegou uma carona para conhecer o nosso próximo destino: a fazenda KalaKala – minha casa aqui em angola.
A fazenda KalaKata é um projeto do Governo Federal que cria um Centro de Formação Integral de Jovens, que vai desde alfabetização, formação profissional até inserção sócio-profissional do jovem. Vai contar com 110 vagas para educandos e com uma equipe multidisciplinar, vale constar que estes jovens são de rua ou em situação vulnerável e por isso serão interno da casa.
O governo federal construiu o espaço e ofereceu aos salesianos para tomar conta e gerenciar todo o projeto. Pode-se dizer que é um projeto para fotos e vídeos, já que é um projeto de cunho eleitoreiro e por isso que os salesianos aproveitaram a oportunidade e aceitou o convite, pois terá uma estrutura que ajudará nos seus projetos de crianças na rua e de rua.
Para minha alegria, soube hoje pelo P. Martim que serei o responsável da obra nos primeiros meses de funcionamento, para gerenciar e ajudar na estruturação como um todo.
Lá teremos alfabetização, e cursos de marcenaria e carpintaria, construção civil, e eletricista no primeiro momento, e em um segundo já começarão com cursos para a indústria metalúrgica. E não esquecendo da formação humana daqueles atendidos.
O Espaço terá quadra, campo de areia, horta, criação de porcos, galinhas, bodes, porcos e peixes, auditório, sala de jogos, informática, enfim será um grande desafio para mim!
Almoçamos lá com os engenheiro da obra (no caso são brasileiros de uma construtora dai do Brasil) e acertamos mais algumas coisas do projeto e saímos para conhecer Catete.Lá estava o Bispo da diocese e alguns religiosos Mexicanos, acabamos voltando para que conhecessem a obra e de lá voltamos para casa pois já eram quase 17h00.
As estradas são um comentário a parte, horríveis para se locomover, com enormes crateras e sem ser pavimentada, apenas a estrada que liga Viana a catete estava em bom conservação! Ai entendo o numero tão grade de carros grandes com 4x4. E juntando com o grande números de carros e vans nas ruas damos conta que São Paulo perde feio mesmo, para chegar em casa demoramos mais de duas horas em um tempo que poderia ser feito em vinte minutos.
Estou sofrendo muito com o fuso horário, e não estou dormindo muito bem aqui, não que seja alguma novidade para mim que sempre tive problemas para dormir, mais que aqui tenho uma novidade tem muito muitas “baladas”em nossos visinhos com o volume do som auto, seja ate a vibrar tua janela! Nesta madrugada ate “CREW” tocou, os angolanos ouvem muito musicas do Brasil!
Bem hoje meu dia foi de reunião, limpeza do meu quarto, lavei roupa e depois do almoço para minha surpresa me reencontrei com o Simão, meu irmão Angolano que conviveu comigo por seis gostosos anos! Conversamos muito, fomos ate a paróquia São Paulo, pois ele tinha reunião com P. Martin e depois fomos visitar uma irmã dele! Gostei muito!!
E para finalizar este meu dia, missa, jantar e aqui estou a escrever!!
Por enquanto é isso!! Me desculpem os erros de português, mais não estou a revisar meus textos agora, pois o tempo esta curto e tenho que aproveitá-lo já que estou com uma agenda a cumprir!!
Beijos e abraços!

Nenhum comentário: