quarta-feira, 16 de julho de 2008


Paz e bem!!

Olá meus amigos e amigas, como estão? Espero que muitíssimo bem! Ontem e hoje foi um dia muito interessante, pois fiz meu primeiro contato com jovens e crianças! Com os jovens participei de duas reuniões, uma ontem e uma hoje, e com as crianças brinquei um pouco hoje pela manhã!
Os jovens são muito bem organizados e preparados para a liderança de seus grupos! Discutem, escrevem, criam maneiras de ajudar outros jovens, com um primeiro emprego ou mesmo na sua formação moral e cívica!
As crianças são fantásticas, brincam se diverte com muito pouco, uma alegria contagiante. Dançam, cantam e encantam estes olhos que Deus me deu! A infância é muito diferente da nossa, as crianças são mais soltas, tem mais liberdade para sair sem os pais, saem da escola e vão sozinhas para casa! Mais enfim, muito pouco tempo para me aprofundar no assunto!! Temos muito para falar!
Comemoro nesta quarta uma semana de Angola, com muita vontade de me aprofundar nesta maravilhosa cultura! Ainda tenho muita dificuldade para entender o que as pessoas falam. Mesmo sendo portuguesa a língua oficial, existem muitos termos e expressões diferentes da nossa como, por exemplo, aqui o café da manhã é “mata bicho”. O transporte de van que chamamos de perueiros, aqui é Candongueiros, o Celular é tele móvel, enfim... aos poucos vou adaptando meu ouvido e aprendendo a me comunicar melhor.
Nas missas, para terem uma idéia, os cantos são cantados em português e em outros três tipos de dialetos, acompanhados de palmas tambores e chocalhos!
Hoje me deparei em um dado muito interessante, angola esta crescendo por ano o que se cresceria em dez! este dado é alarmante, pois gera mais pobreza e as pessoas que tem um mínimo de formação vão gerenciar os trabalhos e projetos aqui, sem ao menos uma especialização na área, pois não tem mal de obra especializada! Isso se explica o numero tão grande de brasileiros, chineses e portugueses que estão trabalhando na construção da grande Angola!
Estou feliz e cheio de vontade para começar os meus trabalhos! Mais ainda com muita calma para me adaptar ao fuso horário e ao clima que é meio seco!
Fiquem bem!! Abraços fraternos e cheios de alegria!!

Lucas

Um comentário:

Anônimo disse...

Se eu disser qe choro lendo essas coisas, eu sei qe vc nem vai estranhar né! shiasosa
Mas fico feliz com sua empolgação, e qe td dará certo!

*: