quinta-feira, 10 de julho de 2008

Primeiro dia: 09/07/08


Paz e bem meus queridos amigos!
Depois de tanta luta, finalmente cheguei a Angola! Meu vôo que estava marcado para sair dia 08 de julho do aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro) às 18 horas, atrasou e foi remarcado para dia 09 ás 8h30. Acabei decolando às 10h00.
Depois de sete horas de vôo (20h horário local) cheguei a Luanda capital de Angola. Demorei um pouco para passar na emigração e logo que sai o Ir. Agostinho estava me esperando já com minha bagagem. Ele foi me pegar no aeroporto com um outro missionário de São José dos Campos, chamado Adriano.
Finalmente conhecendo o território angolano! O transito é muito parecido com o de São Paulo só que não é tão organizado, muito confuso e cheio de carros grandes 4x4, vans, carros normais, etc...
Cheguei a minha casa por volta das 21h40, vou morar por um tempo na Visitadoria de Angola (Como nossa Inspetoria ai no Brasil) e trabalhar na paróquia São Paulo junto com o P. Martin. Meu endereço aqui é rua Cristovão Falcão, 36 – Cx P. 5208. Bairro do Sambizanga. E o telefone daqui é o 222-440313. Depois deverei morar juntamente com a comunidade da Paróquia de São Paulo.
Em minha comunidade mora o P.Gino (vice-Inspetor), o Ir. Agostinho (Ecônomo), o Adriano (arquiteto voluntario de São José dos Campos), o Porto (Diretor da Universidade Católica de Ensino a Distância. Ele é de Manaus passou um ano como voluntario e esta em seu segundo ano aqui em Angola), e estamos aguardando a chegada do novo Inspetor, P. Feliberto, que deve chegar em Agosto.
Depois da nossa janta, me recolhi ao meu quarto, tomei um banho e procurei descansar para aproveitar o dia de hoje. Como estou em processo de adaptação o Ir. Agostinho me autorizou acordar um pouco mais tarde! Nosso horário de levantar é às 5h30 pois já às 6h00 é nossa primeira oração.
Para minha surpresa quando desci para o café (aqui almoço pequeno) tinham chegado mais três voluntários missionários, duas senhoras italianas que atuarão junto com as Irmãs e um padre espanhol que atuará em uma área complicada de Angola, aonde só se chega de helicóptero ou avião. Todos ficarão apenas um mês.
Logo depois do café fui conhecer meu local de trabalho com o Adriano, que fica há uns 600 metros da Visitadoria, passamos em um trecho um pouco perigoso, com alguns antecedentes de assalto, ali se passa rápido, sem parar e com cara fechada!
Depois dali o P. Martin nos pegou e nos levou conhecer algumas obras Salesianas e terminamos nosso tur pela obra da Lixeira. Esta ultima obra me impressionou pelo tamanho e grandiosidade da obra e dos atendidos por ela. Ainda não posso descrever o que vi, é algo único de ajuda ao próximo, “lindo por demais da conta”, vi um mundo antes visto por meus olhos, enfim, depois tentarei mandar fotos!
Almoçamos com a comunidade salesiana de lá. Comemos arroz com vagem e frango, tinha repolho também mais fui aconselhado a não comer pelo Adriano, assim como a maça que foi servida como sobremesa. Outro dia falarei um pouco sobre os cuidados com a alimentação e com a água. Bebi um refrigerante de coco com abacaxi, muito bom!
O povo aqui é muito receptivo, com uma alegria muito gostosa de ver, as crianças que encontrei sempre estavam a dançar ou a brincar. Falarei mais sobre este item!
Depois voltamos e aqui estou eu passando um pouco para vocês meus amigos!
Esta tudo “fixe” (legal) comigo, estou muito feliz e já com saudades, mais trabalhar é preciso!!
Abraços fraternos,

Lucas

6 comentários:

Bazar Chic! disse...

Muita força e perseverança meu amigo! Papai do céu te escolheu para essa missão e tenho certeza de que é capaz!!! Que ele te acompanhe em tudo!!! E no que precisar conte com a gente aqui!
Beijos!! Ju (RJ)

Enrico Bueno disse...

Lukinha
força ai cara
fico feliz pela sua caminhada
continuas sendo exemplo para mim
abraços

Unknown disse...

Querido Lucas. Paz e Bem.
Só vc mesmo,já com essa dedicação e disposição para nos dar a oportunidadede conhecer e aprender um pouquinho do que vc está vendo por aí. É, tenho certeza que este mundo não vai mudar vc. Obrigada.
Espero mais notícias sobre a obra da Lixeira e sobre as crianças.
Bjs no seu coração.Saudades. Deus te abençõe. Zazá.

Anônimo disse...

OI MEU IRMÃOZÃO MUITO QUERIDO LUCAS , TUDO BEM COM VC , ESPERO E TENHO CERTEZA QUE SIM , TODOS DO RE-UNA TEM MUITAS SAÚDADES DE VC IRMÃO ME MANDA UM E-MAIL NO ALTAMIR.GEMAIL.COM ME MANDA FOTOS SUA COM TODOS AÍ BLZ , UM ABRAÇÃO E FICA COM DEUS IRMÃO..ASS: ALTAMIR..

Unknown disse...

OLA LUCAS TUDO BEM? ACHEI MUITO GRATIFICANTE E DE UMA EXPERIÊNCIA MUITO RICA, GOSTARIA DE SABER COMO VC FEZ PARA IR PRAI? VC ESTA FAZENDO ALGUM MESTRADO?
MUITA FORÇA E PARABENS;;;

BEIJOS CAMILA

se melhorar estraga disse...

Parabens Lucas!!
Que vc possa tirar proveito dessa experiencia maravilhosa que e se doar em prol a um bem maior.

PAz para vc e muito Bem...